Os investimentos da gestão da prefeita Madalena Britto (PSB) em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, foram destaque na sessão ordinária da noite de ontem (segunda-feira, 16.09.2019), da Câmara Municipal da Cidade. O Vereador Weverton Siqueira, o Siqueirinha (PSB), dedicou seu tempo no grande expediente a um discurso no qual apresentou números, informações e dados expressivos sobre os cuidados da atual administração com a saúde pública.

“Os números não mentem e não há como negar a realidade: nenhuma administração anterior trabalhou tanto e fez tantas obras, especialmente na área da saúde, em Arcoverde”, afirmou o vereador do PSB. Antes de focar na saúde municipal, Siqueirinha destacou “o número extraordinário de obras da administração Madalena Britto, que, em seis anos à frente da prefeitura, já soma mais de 300 obras realizadas”.

Ao tratar especificamente sobre a área de saúde, o destaque foi a recente inauguração da Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF Carlos Howard Bradley – no bairro da Boa Vista. A unidade oferece uma gama de serviços, indo de consultas médicas a exames pré-natal e citológico. No local também são feitas vacinações; medicações e curativos; testes rápidos de Sífilis e HIV; e conta com equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e do Núcleo de Apoio à Saúde das Famílias – NASF, com suporte de fisioterapeuta, educador-físico, nutricionista e psicólogo.

Segundo o Vereador, “o mais importante é que esta nova UBSF não é foi um fato isolado. A nova Unidade de Saúde chegou para reforçar uma grande estrutura de 24 UBSF’S em pleno funcionamento na cidade e mais duas em construção”. Siqueirinha também ressaltou outros números para enfatizar o cuidado da gestão municipal com a área de saúde: “Hoje, graças a Deus, o desempenho da saúde em Arcoverde é excelente. Com Madalena Britto, a Prefeitura investiu R$ 1,7 milhão em equipamentos de saúde. E só nos anos de 2018 e 2019 foram realizados mais de 100 mil exames na Rede Pública Municipal. Hoje também temos a UPA-DIA e o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, duas unidades de saúde de excelente qualidade”.

Siqueirinha disse, inclusive, que vem direcionando ações do próprio mandato para a saúde e o bem-estar da população. “Recentemente, promovemos ações para a prevenção à saúde em duas comunidades da Zona Rural de Arcoverde. No Loteamento Tamboril, perto de Caraíbas, instalamos caixas d’água para armazenar 20 mil litros de água potável e atender 50 famílias; e no distrito de Ipojuca, fizemos um trabalho de coleta de dejetos das fossas sépticas – com caminhão hidrojato – nas casas de mais de 30 famílias; medidas que contribuem diretamente para evitar doenças e garantir uma vida saudável às pessoas”, concluiu o vereador.